Campanhas colaboram com 77 doações para reforçar o estoque do Hemose
Por Rosângela Cruz
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou o comparecimento de 120 candidatos à doação de sangue, no último sábado, 18. Os dados relativos ao atendimento contabilizaram um saldo de 77 doações efetivadas por parceiros fidelizados e doadores regulares que colaboram com o serviço.
Dentre as campanhas participantes do ‘Sábado Solidário’, estavam o Galera Sangue Bom, Associação Somos, Chicleteiro Sangue Bom e a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). As irmãs Kátia Alves Araujo de Almeida e Sulamita Feitoza Alves participaram da campanha do projeto Somos Doadores.
“Sempre venho com meu grupo o Rota 235, mas hoje, vim com o pessoal do Somos. Sempre é bom ajudar”, disse Kátia.
Leandro de Oliveira Souza, um dos responsáveis pela mobilização do Chicleteiro Sangue Bom, comentou sobre a fidelização do projeto junto ao Hemocentro de Sergipe. “Esta é a sexta edição da campanha, que também acontece em outros Estados do Brasil. Divulgamos a ação e convocamos novos membros através das redes sociais”, lembrou.
Para representante comercial Elaine Lemos, a ação foi o momento que deu início, a sua colaboração direta ao serviço de doação de sangue. “Em uma reunião de trabalho, Leandro falou dessa campanha. Achei interessante e vim. Vejo sempre na imprensa notícias sobre como é importante essas doações para as pessoas que necessitam”, ressaltou.
A parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, unidade do Rosa Elze, no município de São Cristóvão reuniu 15 voluntários. De acordo com Tâmara Stefanni Gomes de Andrade, diretora jovem da congregação, o incentivo é lembrar que a doação de sangue é importante para quem recebe e para quem doa.
“Sempre passo essa informação para eles. Também somos doadores regulares. Fomos bem atendidos pelo serviço de captação que encaminhou o ônibus nos horários combinados para o nosso grupo vim doar”, salientou.
Galera Sangue Bom
Já a ação do grupo, formado por jovens do município de Nossa Senhora do Socorro, entra no quarto ano de parceria. A cada campanha preparada pela Galera Sangue Bom, tem novos doadores.
A jovem Vannely Lima Monteiro participa das ações sociais do grupo e quando o assunto é doação, ela diz que faz questão de colaborar com a vida. “Qualquer forma de ajudar as pessoas é interessante”, completou a doadora.
Solidariedade
“Os grupos fazem questão de participar mesmo que seja em um sábado. A população está mais atenta à importância do serviço de doação de sangue, por conta desses comparecimentos a unidade e, também, pelas doações efetivadas a cada ação desenvolvida pelos líderes dos grupos”, destacou a assistente social Rozeli Dantas, gerente de Captação de Doadores do Hemose.
Rozeli aproveita ainda para solicitar que o doador que estiver no período de retornar ao serviço, procure o serviço para renovar o ato solidário. “As doações de sangue precisam ser diárias. A unidade trabalha para atingir a meta de 120 doações por dia e, dessa forma, garantir o estoque da unidade em níveis estáveis para atender toda a demanda transfusional de Sergipe”, concluiu a gerente.
Publicado: 20 de junho de 2016, 14:33 | Atualizado: 20 de junho de 2016, 14:33