Campanha organizada por funcionários do Hospital Regional de Estância incentiva doação de sangue no Hemose

Por Rosângela Cruz

Faltando poucos dias para o Carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) prossegue com as campanhas para restauração do estoque de sangue. Nesta quinta-feira, 28, um grupo composto por funcionários do Hospital Regional de Estância, junto com moradores do município, colaborou com o serviço.

O biomédico Denisson Lima Oliveira, que trabalha na unidade hospitalar, teve a iniciativa de convidar os colegas. Ele relatou que a ideia surgiu em decorrência da baixa no estoque de sangue da Agência Transfusional (AT) do hospital.

“Entrei em contato com o Hemose, nos reunimos com a gestão, conversamos com os funcionários e o público externo para organizar a campanha. Viemos com 200 participantes que trabalham na administração, estagiários do curso técnico de enfermagem e a população”, informou.

“Na correria do dia a dia, é difícil parar as atividades para doar sangue. Por isso, depois de uma reunião com os chefes dos setores ficou decidido que os funcionários interessados podiam ajudar doando”, disse Andrea da Cruz Português, secretaria da coordenação de Enfermagem do hospital.

“Esse é um gesto tão simples e ao mesmo tempo tão importante que devemos fazer nossa parte e o carnaval está chegando. Tudo pode acontecer”, ponderou.

Genivaldo Vieira Santos, que trabalha no serviço de informática, também doou sangue pela primeira vez. “Fiquei comovido com a situação. Foi muito tranquilo. Em menos de quinze minutos fiz a doação. Agora que sei como é, vou retornar em outro momento”, pontuou.

Funcionário público municipal, Sivaldo Cardoso Fontes contou que, além de participar da ação, compartilhou nos grupos a importância do gesto.

“Já havia pensado em doar, mas faltava um incentivo. Quando soube da campanha do hospital me somei ao grupo”, explicou satisfeito.

O Hemose trabalha para atingir a meta de 90 doações de sangue por dia para abastecer o estoque da unidade e os hospitais onde funcionam Agências Transfusionais, dentre eles, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Lagarto, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde: idade entre 16 anos completos e 69 anos e peso acima de 50 Kg.

Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal.

É necessário portar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174.

Publicado: 29 de janeiro de 2016, 12:59 | Atualizado: 29 de janeiro de 2016, 12:59