Campanha no Fórum da Barra dos Coqueiros estimula doação de sangue entre adolescentes

Esta segunda-feira, 27, foi de solidariedade para um grupo de alunos do Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, localizado na Barra dos Coqueiros que colaboraram com o serviço de doação de sangue pela primeira vez. A ação é um desdobramento da campanha em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) teve o apoio do Fórum do município.

 

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestra e hemotur basta entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

 

 

Mobilizadora da ação, a juíza Heloísa de Oliveira Castro Alves, da comarca da Barra dos Coqueiros, contou que o Tribunal lançou uma campanha interna para doação de sangue e, paralelo a isso, os filhos receberam um desafio na escola de estimular a doação de sangue regularmente. “Pensando nessa questão que para doar é preciso estar saudável para ajudar o outro, eu busquei o apoio da coordenadoria da Infância para promover nas escolas essa campanha. É uma forma de conscientização de que o adolescente é importante, ele possui no organismo dele algo pode ajudar o próximo, para isso ele só precisa se cuidar”, detalhou a magistrada.

 

Esta primeira doação reuniu pouco mais de 15 alunos do Ensino Médio, do Colégio Carlos Firpo, como Bárbara Beatriz 16 anos, aluna do 1º ano. “Hoje, eu realizei um sonho. Meu avô precisou de sangue e não pude doar por causa da minha idade na época. Eu sei o quanto é importante e já tinha prometido que assim que pudesse eu vinha. É um compromisso que fiz comigo mesma”, disse a adolescente emocionada.

 

“Participei de uma palestra e fiquei interessado em ajudar as pessoas que precisam do sangue no hospital. Acho que não custa nada a gente fazer o bem, e se estou bem de saúde, quero continuar fazendo a minha parte. Hoje foi a primeira doação de muitas”, confirmou Audry José Santos, 17 anos, aluno do 3º ano.

 

A enfermeira Florita Aquino, destacou que a doação de sangue vem ganhando mais visibilidade através do apoio das instituições que promovem campanhas internas e levam as informações para as comunidades onde atuam. “Percebemos que de forma geral a sociedade está observando a doação com um olhar mais atento. Aqui no hemocentro temos recebido a proposta de parcerias voltadas ao compromisso com a causa doação de sangue”, salientou. “O Tribunal de Justiça é parceiro da doação e agora temos uma juíza que se preocupou com tema e estimulou o envolvimento dos jovens da Barra dos Coqueiros que resultou nessa ação salutar para todos”, elogiou a gerente de Coleta.

 

Publicado: 27 de agosto de 2018, 14:52 | Atualizado: 27 de agosto de 2018, 14:52