Campanha Mãos Unidas pra Ajudar reforça estoque de sangue do Hemose
Por Rosângela Cruz
O grupo ’Mãos Unidas pra Ajudar’, do município de Lagarto, esteve nesta quarta- feira, 3, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para colaborar com a doação voluntária de sangue. A ação solidária estimula a adesão de doadores para reforça o estoque de todos os tipos sanguíneos: A, B, Ab e O fator Rh positivo e negativo, necessários para atender a demanda transfusional da Rede Hospitalar do Estado.
A coordenadora do grupo, Rosália Araújo, ressalta o espírito de amor ao próximo ao destacar que a criação da campanha surgiu a partir da necessidade do uso regular de sangue no tratamento de pacientes residentes em Lagarto . ”Quando vemos um familiar ou mesmo um amigo querido pedindo doações, sentimos o quanto o ser humano é frágil e precisa do apoio de todos nos. Por isso, independente de qualquer situação, a proposta das nossas campanhas é levar amor e esperança ao próximo”, disse.
Isleide dos Santos Fontes, 25 anos, é um exemplo de persistência em relação ao desejo de ajudar. “Já havia tentado doar em outras oportunidades, mas não consegui. Estou satisfeita. Agora posso dizer que estou ajudando a salvar vidas”, disse, ao contar que fez o cadastro para ser doadora de medula óssea.
As autônomas Maria Rusitania dos Santos, 27 anos, e Catiane Maria dos Santos, 31 anos, tomaram conhecimento do grupo através de familiares. Para elas, o dia foi de realização. ”Confesso que sempre tive medo e um pouco de ansiedade, mas agora sei que é um procedimento simples. Estou feliz em ajudar”, comenta Catiane. “Sempre que houver tempo, vou ajudar”, completa Rusitania.
Segundo a assistente social e gerente de Captação do Hemose, Rozeli Dantas, a criação de grupos que dedicam um pouco do seu tempo com a causa da doação de sangue e do cadastro de medula óssea é importante pela divulgação e a manutenção do s estoques. “Quando pensamos em doação de sangue, o primeiro aspecto que deve ser trabalhado são as parcerias, com empresas ou através de ações individuais que mobilizam voluntários para ajudar a salvar vidas”, salienta a gestora.
Cuidados
Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento; um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação: não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas antes a doação. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 3 de agosto de 2016, 19:00 | Atualizado: 3 de agosto de 2016, 19:00