Campanha Mãos Solidárias mobiliza estudantes do Centro de Excelência Jonas Amaral

A ação do Clube de Protagonismo Mãos Solidárias do Centro de Excelência Jonas Amaral, de Nossa Senhora do Socorro, reuniu 45 estudantes do Ensino Médio no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A campanha teve como objetivo colaborar com os estoques de sangue e estimular o ato da doação entre o público estudantil.

Tamires Santana da Costa e Maraiza Santos Santana, da comissão de organização do Mãos Solidárias, relataram que a doação de sangue faz parte das ações sociais realizadas pelos estudantes. “Começamos a doação de sangue em 2018 para despertar nos colegas o conhecimento da importância do serviço. Queremos incentivar essa prática na vida de todos”, enfatizou Tamires ao explicar que o clube também arrecada alimentos e produtos de higiene para ajudar instituições de acolhimento a idosos e crianças.

“Participar dessa ação do bem que vai ajudar pacientes nos hospitais”, comentou a doadora Thamara Mota dos Santos. Para Sara Brunely Almeida Santos Rosa e Gabriel dos Santos Souza, a campanha foi a oportunidade de realizar a primeira doação de sangue. “Estamos aqui para ajudar a salvar vidas”, afirmou Thamara.

A campanha faz parte da programação de atividades para o mês de junho, período do ano em que o hemocentro costuma registrar a redução de cerca de 30% no número de comparecimento de voluntários a unidade. “A celebração do São João e São Pedro é uma tradição nos Estados Nordeste, e Sergipe está inserido nesse contexto. Temos o aumento do fluxo de veículos nas rodovias para aproveitar as festas ou em viagem de férias”, lembrou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Conforme ainda a assistente social, as parcerias com grupos e instituições em datas comemorativas desenvolve papel essencial para o serviço de doação de sangue. “Queremos agradecer a todos que decidiram se somar a essa causa humanitária e agendaram suas campanhas para junho. Estamos aguardando o contato para novos agendamentos”, convidou Rozeli.

Doação

A doação de sangue é um procedimento seguro, acompanhado por profissionais de saúde capacitados. Todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe entre dois e três dias, a quantidade de sangue doada. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 12 de junho de 2019, 15:57 | Atualizado: 12 de junho de 2019, 15:57