Brigada Itinerante Estadual já inspecionou mais de 126 mil imóveis este ano em Sergipe
Por Ítalo Duarte
Em um trabalho diário de visitas aos municípios sergipanos, a Brigada Itinerante Estadual, força-tarefa de combate ao Aedes aegypti da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantida pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), já atingiu este ano um alto índice de casas inspecionadas em todo o Estado de Sergipe. As ações são para prevenção, tratamento e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
“Desses, 78.970 foram trabalhados pelos agentes de endemias. 47.225 foram encontrados fechados. Esses imóveis fechados ficam como atividade complementar para o município, para que ele tire essas pendências. O município tem a responsabilidade de retornar a esses imóveis com seus agentes”, explicou Liliane.
De acordo com a coordenadora, do total de 88.319 criadouros inspecionados pela Brigada Itinerante, 13.551 foram tratados e 74.768 foram eliminados, com possíveis presenças de larvas do Aedes aegypti, o que garante o cumprimento da meta de tratar 100% dos criadouros identificados.
Adriel Alcântara, diretor geral da Funesa, salientou que o momento é de trabalho intenso. “Aumentamos o quantitativo de agentes de endemias na Brigada, que hoje se encontra com 100 profissionais. Seguimos à risca a programação de visitas aos municípios elaborada pela SES. Com isso, a Brigada Itinerante se torna uma arma fundamental para o combate ao Aedes”, disse.
Publicado: 18 de maio de 2016, 15:20 | Atualizado: 18 de maio de 2016, 15:20