Bases descentralizadas do Samu garantem assistência no interior e ganham melhorias estruturais
Por Júnior Matos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) é o melhor do Brasil pela excelência, resolutividade, pela melhor relação entre o número de habitantes e o quantitativo de ambulâncias, capacidade técnica e qualificação de toda sua equipe profissional. Para garantir mais conforto e segurança aos profissionais e, consequentemente, mais eficácia no tempo resposta, o Samu conta com 37 bases descentralizadas, que garantem a cobertura assistencial aos 75 municípios sergipanos.
“Elas funcionam como postos estratégicos para ambulâncias e equipes assistenciais, garantindo os atendimentos com tempo-resposta adequado e respeitando a ordenação dos fluxos das urgências, através da grade de serviços regionalizada e hierarquizada. Todas as bases seguem a estrutura física padronizada pelo Ministério da Saúde”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
Ainda de acordo com a gestora, “não existem barreiras para os atendimentos do Samu. Mesmo que uma cidade não tenha base descentralizada e for identificada a necessidade do envio de uma ambulância à demanda solicitada, o Samu encaminhará aquela mais próxima, com o menor tempo resposta possível para o atendimento. Toda população sergipana é assistida”.
Estrutura e reformas
Das 37 bases do Samu, 18 são cedidas pelo Município e 19 imóveis administrados pela Fundação Hospitalar da Saúde (FHS). Destas, 15 já foram reformadas pela FHS em 2015 e início de 2016: Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Areia Branca, Boquim, Carmópolis, Neópolis, Carira, Base Metropolitana (anexo ao HUSE), SIGAU (Central de Regulação), Barra dos Coqueiros, base do bairro Siqueira Campos, Containers da Base do Aeroporto.
“As reformas estruturais englobam pintura interna, externa, correção de infiltrações, troca de revestimento, revisão da parte elétrica e hidráulica, entre outras”, pontua Claudimara Carvalho, coordenadora do Departamento de Infraestrutura da FHS.
Nos próximos dias, será entregue a base descentralizada do serviço no município de Lagarto. “Ela contará com mais estrutura para comportar Unidade de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA), o que possibilitará melhores condições de trabalho e maior comodidade para os profissionais de saúde que prestam serviço à população”, ressalta Claudimara Carvalho.
A previsão é que, no segundo semestre deste ano, sejam reformadas as bases dos municípios de Estância, Poço Verde, Nossa Senhora do Socorro, Monte Alegre de Sergipe, Aquidabã, Simão Dias e a conclusão da base da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Implantação na UFS
A base descentralizada do Samu 192 Sergipe localizada na sede do município de São Cristóvão será transferida para o Campus da UFS. A iniciativa tem como objetivo assegurar a assistência com equidade, integralidade e garantia de acesso, beneficiando a população de toda extensão do município de São Cristóvão, rodovia Estadual João Bebe Água, e moradores do Eduardo Gomes, Roza Elze, Tijuquinha, Lafayete Coutinho, Luís Alves, entre outros.
“Ao todo, 42 profissionais atuarão na base da UFS. Serão seis profissionais por plantão, que atuarão em Unidades de Suporte Básico e Avançado”, declara Glícia Ramos.
Base do Samu no Aeroporto
Localizada no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, a base do Samu 192 Sergipe é fruto de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
“A instalação da Base do Aeroporto surgiu da necessidade de garantir mais eficácia no tempo resposta aos usuários e qualidade nos atendimentos, já que 85% das ocorrências realizadas pela USB que se encontra no Mosqueiro estavam mais centralizadas nos bairros Atalaia, Augusto Franco, Santa Maria, conjunto Padre Pedro, 17 de Março”, explica a superintendente.
A base do Samu conta com dois containeres que abrigam os profissionais, além da instalação de uma rampa de acesso para receber a Unidade de Suporte Básico do Samu. O local funciona em um espaço anexo à lateral do Aeroporto e ainda conta com sala de repouso e copa.
Publicado: 5 de maio de 2016, 17:57 | Atualizado: 5 de maio de 2016, 17:57