Base do Samu no Aeroporto Santa Maria já atendeu a 395 ocorrências e dinamiza tempo resposta

Por Júnior Matos

base aeroporto SAMU 1Em operação desde novembro de 2015, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, tem ajudado na ampliação da oferta de atendimentos oferecendo ainda mais dinamismo no tempo resposta (principal indicador de qualidade do serviço).

No período de 20 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, as equipes assistenciais em atuação no aeroporto foram responsáveis pelo atendimento de 395 ocorrências.

“A instalação da Base do Samu no Aeroporto Santa Maria surgiu da necessidade de garantir mais eficácia no tempo resposta aos usuários da região. Dos 395 atendimentos realizados pela equipe do Aeroporto, 124 foram no Bairro Santa Maria, 87 na Atalaia, 51 no Mosqueiro (Zona de Expansão) e as demais outros bairros que compõem aquela região, a exemplo dos bairros Farolândia, Robalo e São Conrado”, esclarece a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

A meta é diminuir o tempo de deslocamento das ambulâncias visando os fatores trajetos e tempo percorrido. “O número de atendimentos comprovam que a assistência aos moradores da Zona de Expansão segue com a mesma qualidade e eficiência nos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Samu 192 Sergipe”, afirma a gestora.

base aeroporto SAMU 2A Base

A nova base funciona em um espaço anexo localizado na lateral do Aeroporto Santa Maria e ainda conta com sala de repouso e copa. Além de uma Unidade de Suporte Básico, duas motolâncias também auxiliam o atendimento.

“As duas motos estarão concentradas na nova unidade, que é considerada ponto estratégico da cidade. Elas chegam de 3 a 5 minutos antes das ambulâncias, tempo que pode definir na manutenção da vida. A medida serve para garantir o atendimento pré-hospitalar em curto espaço de tempo”, finaliza a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Já o quadro funcional da Base do Samu no Aeroporto é composto por 28 profissionais sendo 07 condutores e 21 técnicos de enfermagem. Por plantão estão 3 técnicos de enfermagem e 1 condutor.

Publicado: 3 de fevereiro de 2016, 18:50 | Atualizado: 3 de fevereiro de 2016, 18:50