Banco de Leite Marly Sarney oferece acompanhamento pediátrico para bebês em aleitamento materno

Unidade oferta o trabalho de puericultura para bebês nascidos em qualquer maternidade de Sergipe

Com a missão de promover o aleitamento materno, prestar assistência ao bebê e orientar as mães que têm dificuldade no período da amamentação, o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) oferece consultas com médico pediatra para os bebês que estão em aleitamento materno. O serviço é gratuito e dá direito a uma consulta por mês com o especialista, que vai acompanhar o bebê até os 9 meses de vida.

No total, a unidade conta com três médicos pediatras que atendem quatro dias na semana. A pediatra do BLH, Nayra Valdete Andrade Vasconcelos, explicou que o atendimento não é restrito apenas para os bebês que nascem na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), mas está aberto também para bebês que venham de outro hospital.

“O que nós realizamos aqui é um trabalho de puericultura voltado para o incentivo ao aleitamento materno. Nós fazemos o acompanhamento tanto dos bebês que vêm da MNSL, que são prematuros e de gestação de risco, como também dos bebês que vêm de outras maternidades. No acompanhamento que fazemos aqui, o bebê tem consulta uma vez por mês e nós monitoramos desenvolvimento, crescimento e vacinação da criança. É um acompanhamento pediátrico completo, sempre orientando o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida”, ressalta Nayra.

O serviço de pediatria do Banco de Leite Marly Sarney cumpre o que determina a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e contribui para o chamado “Passo 10”, da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que engloba as recomendações que favorecem a amamentação a partir de práticas e orientações no período pré-natal, no atendimento à mãe e ao recém-nascido, como explica a gerente do Banco Marly Sarney, Magda Dórea.

“O Passo 10 determina que, no momento da alta da maternidade, mãe e bebê devem ser encaminhados a um serviço de que faça acompanhamento e dê apoio ao processo de amamentação. E é justamente isso que fazemos aqui, disponibilizamos todo o apoio necessário para mamães e bebês”, enfatiza Magda.

Critérios
Para ter acesso ao acompanhamento pediátrico no Banco de Leite Marly Sarney, o bebê deve ter menos de 30 dias de nascido e estar em aleitamento materno. Além disso, também é necessário que a idade gestacional seja acima de 34 semanas.

Em caso de dúvidas ou agendamento de consultas, as mães podem entrar em contato com o BLH através do número 79 3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O Banco de Leite Humano Marly Sarney fica localizado na Rua Mato Grosso, s/n, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju.

Publicado: 27 de janeiro de 2023, 12:30 | Atualizado: 27 de janeiro de 2023, 12:30