Banco de Leite Marly Sarney inicia funcionamento temporário na Maternidade Lourdes Nogueira

Os serviços da unidade funcionarão, durante 60 dias, no 2º andar da maternidade municipal; todo trabalho de rota, sala de manejo e a pasteurização do leite doado pelas puérperas e atendimento aos bebês, que estão em acompanhamento no ambulatório da amamentação, seguem normalmente no novo espaço

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) já está em funcionamento no 2º andar da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. Os serviços funcionarão de forma temporária no novo endereço, no bairro Santa Maria, das 7h às 18h, pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogado. Estarão à disposição da população todo o trabalho de rota, sala de manejo e a pasteurização do leite para que as puérperas e os bebês que estão em acompanhamento no ambulatório da amamentação recebam a devida assistência. 

O serviço do BLH é referência estadual e recebe a coleta de leite doado, fazendo o processo de pasteurização e enviando à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Neonatal (Utin).

A gerente do Banco de Leite, Miriam Duarte, reforçou a importância do atendimento e o acompanhamento. “Orientamos aquelas puérperas que estão com dificuldade na amamentação que nos procurem, pois estamos de portas abertas para dar toda assistência e auxílio, seja nos casos em que o bebê apresente dificuldade para mamar ou se a mãe perceber algum processo inflamatório na mama”, contou a gerente. 

Para ter acesso aos serviços do banco de Leite na Lourdes Nogueira é importante estar com o documento oficial com foto para a realização do cadastro ao chegar à unidade, onde o atendimento é feito inicialmente pela entrada principal da maternidade e logo após será direcionada para o 2º andar, local em que se encontra o BLH. A Maternidade Lourdes Nogueira fica localizada na Rua Procurador José Costa, 64, no bairro Santa Maria, e o telefone para contato com a equipe do BHL é 79 99191-5356.

Enfrentamento da sazonalidade

A mudança dos serviços do Banco de Leite é resultado do termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju para comportar leitos pediátricos nas instalações do BLH devido à alta demanda por atendimento em razão do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Serão implementados no espaço no Banco de Leite até 20 pontos de observação, um posto de enfermagem, um posto de medicação e dois consultórios médicos para atender pacientes com SRAG.

O prédio do Banco de Leite fica localizado ao lado do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, e conta com um acesso direto entre as duas unidades, sendo fundamental e estratégico para a assistência pediátrica e o acolhimento das crianças.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 4 de junho de 2024, 18:17 | Atualizado: 4 de junho de 2024, 18:17