Banco de Leite Humano Marly Sarney precisa de novas doadoras

O Banco de Leite Humano Marly Sarney, vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) pede novas doadoras para o Estado de Sergipe. O Banco é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição, atualmente, possui 25 doadoras e para manter o estoque, o ideal seriam 100

A gerente do Marly Sarney, Magda Dória, ressalta que as doações são de grande importância e que as mães que se tornam doadoras são inseridas em um atendimento pediátrico para seus filhos até o primeiro ano de vida. “É preciso captar novas doadoras, durante todo o ano para que esse número aumente”, observou a responsável pelo banco de leite.

O Marly Sarney atua há 31 anos no Estado de Sergipe na redução da mortalidade infantil através do apoio e incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês.  Magda explicou que leite materno é o grande aliado no controle da mortalidade infantil, já que traz vários benefícios para o bebê e para a mãe.

“A doação do leite só pode ser feita por mães que estejam amamentando seus filhos e tenham excesso de leite. A coleta é transportada por funcionários do serviço, por regiões, acondicionando em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável com termômetro de máxima e de mínima”, esclareceu a gerente do banco de leite. Ela explicou que esse leite é levado o mais rápido possível para o banco, onde é passado álcool a 70% em todos os vidros e acondicionado no freezer específico para depois ser pasteurizado.

Magda atentou que toda e qualquer mulher saudável que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o BLH e manifestar o seu desejo de doar As mães que desejarem ser doadoras podem fazer contato com o banco de leite Marly Sarney pelo telefone (79) 3218-9424, ou comparecer na Rua Variante Dois, no Bairro Capucho, em Aracaju (SE).

“Para ser uma doadora, a mulher tem, em primeiro lugar, que querer ser essa pessoa. A doação é um ato voluntário de amor e a mãe que desperta o interesse em doar o leite basta ligar para o banco e será feito todo o fluxo”, disse a gerente do banco. Ela reforçou que essa mãe será orientada quanto à ordenha e o armazenamento. Depois da primeira avaliação, o carro vai buscar o leite e o banco disponibiliza, também, os frascos esterilizados para realizar a coleta e passa a buscar esse leite na casa da doadora.

 

“A rede de  banco de leite é responsável pela captação do alimento no município de Aracaju, direcionando esse leite para as unidades de UTI Neonatal. Hoje, a exemplo das outras maternidades, contamos com esse índice baixo de doações, o que nos possibilita ofertar, apenas, para a MNSL”, observa Magda.

COMPLETO

A amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactantes. Estudos comprovam que o bebê que mama no peito tem um melhor desenvolvimento, além da diminuição de doenças porque ele é protegido, já que recebe os anticorpos, passados da mãe para o bebê. A mãe que amamenta, corre menor risco de câncer de mama e câncer de colo de útero. Ela volta mais rápido ao peso que ganhou, durante a gestação.

 

 

BANCO DE LEITE HUMANO (BHL) BLH REFERÊNCIA PARA O ESTADO

 

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Banco de Leite Humano Marly Sarney Rua Recife, s/n , José Conrado de Araújo Aracaju – CEP: 49085-310

Tel.: 79-3226-6335 – Fax: 79-3226-6338

blhumano.mhfb@saude.se.gov.br

 

Hospital e Maternidade São José

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel.

Rua Jackson de Figueiredo, 401 , Centro Itabaiana – CEP: 49500-000

 

Tel.: 79-3431-2290 – Fax: 79-3431-2290

diretoria@msjose.com.br

 

 

Maternidade Zacarias Júnior

Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt

Rua Hiipólito Santos, s/n , Centro Lagarto – CEP: 49400-000

Tel.: 79-3631-2723 – Fax: 79-3631-9319

bancodeleite@maternidadelagarto.com

 

 

POSTO DE COLETA

Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes” Avenida Simeão Sobral s/n, 00 , Bairro Santo Antônio

Aracaju – CEP: 49060-640

Tel.: 79-32124900 – Fax: 79-32362053

 

Publicado: 27 de agosto de 2018, 14:44 | Atualizado: 27 de agosto de 2018, 14:44