Balanço dos Hospitais Regionais mostra diminuição dos atendimentos a queimados no São Pedro

Por Luiza Sampaio

EstanciaDepois de um São João bastante movimentado no quesito atendimento às vítimas de queimaduras por fogos de artifício, os dois dias de São Pedro, 28 e 29 de junho, foram considerados tranquilos nos plantões dos seis hospitais regionais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS).

Em Estância, no Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, única unidade do interior que é referência para este tipo de atendimento médico, apenas uma criança deu entrada com queimaduras no corpo. O fato ocorreu no dia 28, véspera de São Pedro, e o paciente foi atendido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), para avaliação da equipe de cirurgia plástica.

De acordo com a superintendente do Regional, Luciana Carvalho, apesar da tradicional guerra de busca-pé no município, choveu muito nesses últimos dois dias, o que contribui para a enorme diminuição dos casos. “Além disso, depois do São João, quando foram registradas 94 vítimas de queimaduras, também otimizamos as orientações sobre os cuidados na hora de soltar os fogos, através dos veículos de comunicação de Estância. Foi uma ação extremamente importante”, ressaltou.

Já o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, não teve registro de atendimento as vítimas de queimaduras durante o São Pedro, mantendo no balanço junino os quatro casos ocorridos nas duas noites de São João. Da mesma forma aconteceu no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, que contabilizada apenas os dois pacientes atendidos entre os dias 23 e 24.

Como também não são unidades de referência no atendimento a queimados, os Hospitais Regionais de Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana não registraram pacientes com queimaduras durante os dias de festejos a São Pedro (na unidade do Alto Sertão houve um atendimento do tipo no feriado de São João).

Publicado: 1 de julho de 2016, 13:07 | Atualizado: 1 de julho de 2016, 13:07