Aumentando os casos de sífilis na Barra dos Coqueiros leva SES à capacitação de agentes comunitários

A gerência do programa DST/AIDS e a coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram convidadas, nesta quinta- feira, 20,  pela Secretaria Municipal da Saúde da Barra dos Coqueiros, para participarem de capacitação dos agentes comunitários que atuam nas áreas da vigilância sanitária e epidemiológica do município. O seminário acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Ação Social e conta com a participação, além dos agentes, também de enfermeiros.

O evento contou com a participação do gerente do programa DST/AIDS da SES, Dr. Almir Santana, que palestrou levando informações importantes sobre a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis levando dicas e esclarecimentos aos participantes. Amanhã, 21, será a vez da Vigilância Sanitária da SES levar sua contribuição à população barra-coqueirense.

“Eu hoje considero o evento com agentes comunitários da saúde como um dos mais importantes, pelo papel que eles desempenham na equipe. Eles são a ponte para chegar ao usuário, principalmente quando é informação ligada à educação, ao processo educativo. O agente de saúde é quem está lá todo dia, no corpo a corpo com as pessoas, com as casas e eu valorizo muito quando vejo que um município quer fazer um evento com os agentes” ressaltou o gerente do programa DST/AIDS da SES, Dr. Almir Santana.

Um dos questionamentos abordados foi: por que estão aumentando os casos de sífilis na Barra dos Coqueiros? “Nós mostramos que existem motivos para que isso esteja acontecendo, da gestante, dos parceiros, mas existe motivo, também, do serviço de saúde que tem papel importante. Então nós discutimos o que fazer. O agente de saúde, por exemplo, precisa sair com camisinha. Um agente de saúde não pode sair sem a camisinha que é um insumo importante na prevenção, para ele convencer, conversar com as pessoas”, disse Almir.

Outro ponto importante destacado pelo médico foi a abordagem, a busca ativa das gestantes.  “Os agentes precisam, verdadeiramente, realizar a busca ativa de gestantes. Eles precisam descobri-las, na sua área de atuação, na sua comunidade, conhecida como microárea, para abordar, conversar, orientar essas mulheres em relação ao parceiro, pouco estão falando sobre o parceiro, então é importante falar, é importante que o agente de saúde converse sobre o parceiro da gestante, que fale com ela para que tente convencer o parceiro a fazer os exames de sífilis, HIV” e concluiu “o agente de saúde precisa incentivar o teste, incentivar que toda pessoa sexualmente ativa faça o teste, tome a vacina contra a hepatite B, informe sobre a vacina contra o HPV para meninos e meninas, foi uma roda de conversa bem legal”.

Para o secretário da saúde do município, Joacir Souza Santos, a palestra foi espetacular. “Ele vem sempre nos prestigiar, com um pouquinho do saber dele. Dr. Almir é referência e todos o adoram justamente pelo jeito fácil que ele tem de se comunicar, de transmitir seus conhecimentos. É uma palestra muito motivadora, muito atual. Ele é muito dinâmico, então é um prazer ter o Dr. Almir aqui com a gente, muito, muito feliz e agradecido”.

Já a assessora de planejamento da secretaria, a enfermeira Elisonia Moura Lisboa, comentou que a presença de Dr. Almir abrilhantou o evento.  “Foi uma palestra maravilhosa. Os agentes de saúde saíram maravilhados e amanhã daremos continuidade, inclusive, com o apoio da SES com a vinda da vigilância sanitária para palestrar sobre segurança alimentar. Só temos a agradecer a parceria da SES com o município da Barra dos Coqueiros”, conta.

Publicado: 21 de setembro de 2018, 07:57 | Atualizado: 21 de setembro de 2018, 07:57