‘Atenção ao trabalhador, gestão de trabalho e produção de saúde’ é tema de seminário na SES
Pensando na saúde mental e física dos colaboradores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da coordenação de Recurso Humanos (RH), realizou na manhã desta terça-feira, 23, o Seminário ‘Atenção ao trabalhador, gestão de trabalho e produção de saúde’. O evento ocorreu no Centro Administrativo Gilvan Rocha e teve como público alvo os gestores e servidores da SES.
Na oportunidade, os palestrantes apresentaram informações, dicas e mitos que acompanham a questão do suicídio, ato presente com grande incidência na área da saúde. Para a psicanalista transpessoal, uma das palestrantes do seminário, mestre em ciências da saúde, graduada em medicina, Drª. Norma Oliveira, o objetivo principal foi o de fazer uma alerta à necessidade do cuidado com a própria saúde, bem como para incentivar os gestores na constante promoção de ações que melhorem a qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho dos colaboradores.
“Esse Seminário é uma questão de tomada de providência. Às vezes, o indivíduo apresenta sinais de vulnerabilidade, de riscos à sua própria vida e nem ele nem as pessoas ao redor, colegas de trabalho que convivem por várias horas conseguem perceber”, destaca.
A assistente social do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) avaliou positivamente o momento. “Parabenizo a gestão por ter trazido o tema, pois não se trata de luxo, mas sim de necessidade, uma vez que é preciso entender que justamente por trabalharmos na área da saúde precisamos primeiramente cuidar de nós mesmos”, destaca.
O seminário foi realizado pela SES, por meio da Coordenação de RH, o coordenador de Recursos Humanos da Saúde Estadual, Gabriel Santos, classifica esse seminário como marco inicial. “Mais palestras e seminários virão. Hoje é a data inicial da criação do Núcleo de Atendimento de Atenção à Saúde do Trabalhador, e mais serviços serão ofertados a todo colaborador da saúde estadual”, anuncia.
Fotos: Valter Sobrinho ASCOM SES
Publicado: 23 de abril de 2019, 14:11 | Atualizado: 23 de abril de 2019, 14:11