“Aspectos Afetivos e Emocionais da Gestação” é tema de palestra na MNSL

A psicóloga Marluce Souza Santos palestrou nesta terça-feira, 16, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o tema “Aspectos Afetivos e Emocionais da Gestação” para as gestantes da Ala Rosa da Unidade. O evento foi mais uma edição do projeto Gestante Saudável. Na oportunidade as participantes ganharam álcool gel para simbolizar o momento e lembrar dos cuidados com a higienização das mãos, já que de todas as formas de prevenção contra doenças, a higienização das mãos é o melhor caminho.

Marluce informou que foram dados às gestantes e acompanhantes, temas para que elas elaborassem perguntas, a partir disso dúvidas foram esclarecidas e outros assuntos abordados. “O projeto é muito rico, é o momento que temos mais relação com as mães da ala rosa e seus acompanhantes’’, disse a psicóloga.

“A presença da família é muito importante, já que gestação traz várias alterações e muitas das mães ficam sensíveis e carentes. Quando se tem o apoio da mãe, do esposo, da irmã ou de qualquer familiar, é aconchegante”, informou Marluce.

De acordo com a psicóloga a palestra foi bastante interativa, as mães ficaram bem livres para falar das angústias e medos que elas enfrentaram ou enfrentam. Ela ainda falou que foi trabalhado os aspectos afetivos da gestação, como a parentalidade e o medo, que é uma percepção presente nas gestantes, pois só a ideia delas estarem em uma maternidade de alto risco já traz o medo.

“Explicamos que essa questão é porque a mãe está com alguma complicação clínica que pode influenciar no desenvolvimento do bebê. Além do mais, o medo é uma situação desagradável, diante de um perigo real ou imaginário. Trabalhamos essa identificação, desmistificando e fortalecendo, para que ela tenha um suporte para esse momento de enfrentamento”, ressaltou a profissional.

Durante a reunião, a psicóloga teve a oportunidade de apresentar a rede de suporte da psicologia da MNSL, para o público presente. “A Instituição possui profissionais de referência, desde a admissão até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foi explicada a forma como elas podem chegar até o auxílio e ajuda da psicologia, que pode ser de modo manifesta (quando elas sinalizam para a equipe de saúde o atendimento) ou latente (através de choro, mudança de comportamento, etc). As psicólogas estão em na admissão, na ala rosa, azul e verde e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Vale ressaltar que essa divisão é de forma didática, a paciente tem direito de abordar qualquer psicóloga, independente da ala que ela esteja”, concluiu Marluce.

Publicado: 16 de julho de 2019, 11:21 | Atualizado: 16 de julho de 2019, 11:21