Ambulatório de Retorno do Huse registra aumento no número de atendimentos em 2023

 A unidade é um importante instrumento no acompanhamento de pacientes em procedimentos pós-cirúrgicos do Huse

O Ambulatório de Retorno Dr. José Maria Rodrigues, unidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 22.694 atendimentos ambulatoriais durante o ano de 2023. Se comparado com o ano de 2022, houve um aumento de 4,5% nos atendimentos (21.696).

Em 2023, o ambulatório passou a realizar procedimentos ambulatoriais, como intervenções cirúrgicas de menor complexidade, alcançando um total de 21.553 procedimentos. Aliado aos serviços de retorno como as consultas médicas, por exemplo, a extensão do Huse registrou um total de 44.247 atendimentos.

Segundo a coordenadora do ambulatório, Débora Passos, a unidade é um importante instrumento da Saúde do Estado, no que se refere ao acompanhamento de pacientes em procedimentos pós-cirúrgicos do Huse. “Aqui o paciente recebe todo auxílio necessário na continuidade do seu tratamento e no restabelecimento da sua saúde. Quando ocorre o encaminhamento hospitalar, esses usuários são avaliados e tratados nas mais diversas especialidades médicas”, explicou.

A unidade possui estrutura completa, que inclui consultórios e salas de enfermagem, contando com uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e outros profissionais. Entre as especialidades atendidas no Ambulatório de Retorno estão a ortopedia geral, pediátrica, oncológica e triagem de mão, cirurgia vascular, cirurgia plástica, neurocirurgia, neurologia, cirurgia geral, clínica médica, nefrologia infantil e adulto.

O estudante Mayke da Silva Loureiro, 19 anos, sofreu um acidente de trânsito e como consequência lesionou a mão esquerda, sendo necessário realizar uma triagem no membro. “Graças a Deus eu tive pequenas lesões que estão tornando o tratamento mais rápido. Desde quando entrei no Huse até chegar aqui no ambulatório, tem sido tudo muito prático”, disse. 

A triagem de mão é um dos serviços ofertados pela unidade, que tem a ortopedia como referência do seu atendimento. Os serviços ortopédicos lideram o ranking e representam 68% de todo atendimento do ambulatório de retorno, destaca  o superintendente do Huse, Bruno Moura.

“Isso mostra o quão é eficiente todo trabalho que é desenvolvido por todos os profissionais do Huse que prestam uma assistência continuada ao paciente. Embora a ortopedia lidere o ranking do ambulatório, é importante enfatizar que esses pacientes em sua grande maioria são vítimas de acidentes de trânsito, por isso se faz necessário uma atenção maior ao conduzir veículo automotor”, alerta o superintendente.

Atendimentos

Para ser atendido no Ambulatório de Retorno, o usuário precisa ter o encaminhamento do Huse, após atendimento no hospital. Em casos específicos, como cirurgia de mão e cirurgia vascular, o serviço é porta aberta, não sendo necessário o encaminhamento da unidade hospitalar. O Ambulatório de Retorno funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Publicado: 29 de janeiro de 2024, 11:36 | Atualizado: 29 de janeiro de 2024, 11:36