Alunos do curso técnico em vigilância em saúde iniciam estágio no Lacen
Por Rosângela Cruz
Uma aula inaugural realizada nesta quarta-feira, 18, deu início ao curso técnico para formação de agente em vigilância em saúde. A atividade faz parte de uma parceria entre a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), por meio da unidade Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS/SE).
Na oportunidade, o grupo composto por 15 profissionais de saúde recebeu informações sobre as análises laboratoriais realizados nos serviços de Microbiologia, Recepção e Coleta, Insumos Estratégicos, Imunologia e Biologia Molecular, Diagnóstico de Produtos e Ambientes, Redelab e Entomologia do Lacen.
De acordo com a superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE), Danuza Duarte Costa, as apresentações dos setores e os serviços executados na unidade visam mostrar para os profissionais as especificidades de cada área.
“O Lacen realiza diagnósticos laboratoriais para promoção e prevenção da saúde da população sergipana. Os diagnósticos servem para orientar as ações desenvolvidas pelas Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitárias do Estado e dos municípios”, informou.
A docente da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde, Karla Cunha Barbosa, relatou que o ETSUS Sergipe tem a missão de capacitar o profissional, para atuar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Após a conclusão do curso, poderão trabalhar como técnico em vigilância em saúde que envolve conhecimentos das áreas epidemiológicas, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador”, pontuou.
Karla também ressaltou que a aula inaugural teve o objetivo de dar boas vindas aos alunos iniciantes dos cursos técnicos. “Nesse momento eles passam a conhecer os serviços que são executados no Laboratório Central. Essa integração entre os discentes, os gestores da instituição e os docentes é importante”, completou.
Experiência
Segundo o cronograma estabelecido pela Escola Técnica durante o estágio dos alunos no Lacen, o grupo fará rodízio em todos os setores da unidade para cumprir uma carga horária de 20 horas por semana. Como forma de promover a troca de conhecimento e experiência, os discentes serão monitorados por docentes da ETSUS junto com o profissional responsável pelo serviço.
Publicado: 19 de maio de 2016, 14:32 | Atualizado: 19 de maio de 2016, 14:32