Aedes aegypit : Saúde inicia distribuição de Bombas Pulverizadoras Costais

Por Morgana Barbosa

IMG_2022Sergipe ganha mais um reforço no combate ao Aedes aegypit com a distribuição de 28 bombas pulverizadoras costais. O primeiro município a receber o equipamento foi Areia Branca, onde a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, esteve na manhã desta quita-feira, 05 de abril, para assinar o termo de doação do aparelho. A solenidade contou com a presença cerca de 100 agentes de endemias da Brigada Estadual Itinerante de Combate e Controle as Arboviroses,  da prefeita da cidade, Acácia Souza, entre outras autoridades.

“Mais de 1500 casos de Zika Vírus foram notificados no Estado, 15 deles em Areia Branca, que também possui 10 casos de Dengue confirmados. Vamos intensificar as ações com um combate eficiente e uma equipe comprometida. O pulverizador é mais uma ferramenta para fortalecer esse combate ao Aedes aegypit”, declara a secretária de Saúde, Conceição Mendonça.

Para a distribuição dos 28 equipamentos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, foram utilizados critérios como: ser município cede de região ou de fronteira com outros estados, municípios da regional de Aracaju,  além de locais com risco de epidemia (avaliado pelos indicadores entomológicos e epidemiológicos) .

Entre as vantagens que a máquina pulverizadora costal apresenta está o alcance específico à espaços onde o carro “fumacê” não pode chegar. Essa característica do equipamento garante uma maior eficiência no combate ao vetor. Também chamados de UVB portátil (Ultra Baixo Volume), o aparelho atua com a pulverização de inseticida que atinge de forma letal o vetor em sua fase adulta.

“Esse pulverizador é especificamente para ser utilizado no bloqueio de transmissão do vírus da Dengue, Chikungunya ou Zika. O município precisa monitorar o surgimento de casos suspeitos para direcionar a utilização do equipamento e, assim, fazer esse bloqueio, que ocorre apenas para o vetor transmissor dessas três doenças, na fase adulta”, explica a  Coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da saúde, Sidney Sá.

Ainda de acordo com ela, Sergipe possui, aproximadamente, 3 mil casos de Dengue notificados e quase 900 confirmados. “A situação não é de epidemia, mas devemos continuar intensificando as ações, pois os  fatores podem mudar a qualquer momento. Precisamos nos prevenir e trabalhar para manter o número de casos sob controle  no estado”, disse Sidney Sá.

A prefeita do município de Areia Branca, Acácia Souza, comemorou a chegada do pulverizador. “ Já conseguimos reduzir bastante os casos aqui no município e estamos muito felizes com a chegada dessa ferramenta. Ela vem contribuir, ainda mais, no combate ao Aedes aegypit”, destaca a gestora

Publicado: 5 de maio de 2016, 19:53 | Atualizado: 5 de maio de 2016, 19:53