Ações de fortalecimento do SUS Sergipe são apresentadas por Conceição Mendonça à Somese

Por Acácia Mérici
Os avanços da Rede Estadual de Urgência através do funcionamento das ações do Complexo Regulatório em Saúde, Samu e da Atenção Primária em Saúde. Esse foi o tema ministrado pela secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, durante mais uma edição da reunião-almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), realizada nesta quinta-feira, 07.
O encontro contou com a participação de representantes da Academia Sergipana de Medicina, Sociedade Sergipana de Cancerologia e equipe técnica da SES/FHS.
Conceição Mendonça fez um panorama dos trabalhos desenvolvidos pela gestão para o fortalecimento do SUS no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), nos seis Hospitais Regionais (Propriá, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto), na abrangência do Samu 192 Sergipe e no Complexo Regulatório de Saúde.
“Nosso compromisso é com a população de Sergipe e com o SUS. Não medimos esforços para somar e avançar para garantir a assistência. Os resultados são visíveis: o Huse atende a mais de 40 mil pessoas por mês e é referência em alta complexidade. Por ser porta aberta, ainda recebemos pacientes de baixa complexidade, demanda que deveria estar na atenção básica e nas UPAs. Os Hospitais Regionais demonstram a cada dia sua resolutividade e cuidam do paciente sem que ele precise se deslocar para o Hospital de Urgências”, explicou a gestora estadual.
Conceição mostrou o funcionamento do Complexo Regulatório de Saúde. “A cada 30 segundos é possível acompanhar por uma tela dentro da Central como estão os leitos, onde estão, a situação das unidades para regular corretamente o paciente do SUS. O  Complexo Regulatório é a central de inteligência do SUS Sergipe, sendo composto pelas seguintes Centrais: Central de Regulação de Leitos, Central de Regulação das Urgências (Samu 192 Sergipe), Central Ambulatorial Especializada, Serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Central de Transplantes, Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (SRHIA) e, mais recentemente, o Telessaúde Sergipe”, pontuou.
Ainda de acordo com Conceição, “através do Complexo, a Saúde de Sergipe está cada vez mais fortalecida porque atua com uma melhor logística e mais tecnologia com agilidade e qualidade na regulação e direcionamento dos serviços de Saúde. O fluxo regulatório do paciente acontece dentro dos Protocolos de Acesso e Clínicos”.
A secretária de Estado também mostrou o funcionamento do Samu 192 Sergipe, classificado e qualificado como o melhor do Brasil pelo Ministério da Saúde, além das bases descentralizadas distribuídas pelo interior sergipano e a presença constante das Unidades de Suporte Avançado (USAs), Unidades de Suporte Básico (USAs) e motolâncias no resgate e atendimento de urgência e emergência.
Conceição Mendonça falou, ainda, sobre o Termo de Cooperação Técnica celebrado no mês de março entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e o Samu 192 Sergipe, com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), para o processo  de regulação aeromédica em Sergipe.
“O trabalho em conjunto com o GTA já ocorre com grande êxito no transporte aeromédico, no resgate de acidentes de múltiplas vítimas, nas remoções a longa distância e até no transporte de órgãos. A assistência ganhou mais reforço e os atendimentos nos casos de maior gravidade serão otimizados com melhor tempo resposta”, enalteceu.
Para o presidente da Somese, Aderval Aragão, a presença de Conceição Mendonça e as explanações engrandeceram a visão dos médicos em relação à saúde pública. “Conceição é parte da Sociedade Médica. Ela é uma gestora completa, com conhecimento técnico amplo, que, sem dúvida, fará grande diferença frente à Secretaria de Estado da Saúde. A Somese é demais órgãos estão à disposição para somar e contribuir para intensificar as ações de saúde”, explicou.
“Onde houver paciente do SUS, daremos o melhor para ele. A SES está de portas abertas para dialogar ainda mais com entidades e sindicatos. O diálogo sempre foi virtude do SUS”, complementou Conceição Mendonça.

Publicado: 7 de abril de 2016, 15:13 | Atualizado: 7 de abril de 2016, 15:13