Ação do ‘Amigo Oculto’ estimula solidariedade através da doação de sangue

Uma ação solidária com a participação de acadêmicos dos cursos de administração, ciências contábeis, enfermagem e psicologia colaborou com o serviço de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), nesta quinta-feira, 20. “Essa mobilização faz parte do projeto Amigo Oculto”, informou a professora Zenia Oliveira Nascimento da Faculdade Estácio.

Ela explicou ainda que o projeto visa o envolvimento mais efetivo da comunidade acadêmica com ações comunitárias. “A doação de sangue ajuda pacientes que precisam de sangue em suas transfusões, por isso que a primeira ação do projeto é essa campanha com duração de uma semana”, frisou.

Bruna Thayane Santos Oliveira e Saiara Ferreira Rezende realizaram a primeira doação de sangue. “Foi tão rápido e tranquilo”, salientaram. A colega de faculdade Nayane Oliveira Santos, também se juntou ao grupo. “No meu caso já tinha pensado em doar. A campanha foi um incentivo a mais. Estou muito satisfeita por esse dia”, destacou a acadêmica de psicologia.

Conforme avaliação da gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, o quantitativo de instituições interessadas em colaborar com a doação de sangue e o cadastro de medula óssea  vem ampliando. “As redes sociais tem contribuído para essa mobilização, que atinge grupos ou pessoas, que elaboram projetos sociais para a causa. Como no caso da Estácio, a professora é esse elo entre o Hemose, a faculdade e os alunos voluntários”, salientou a gestora.

Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro pacientes que precisam receber transfusão de hemácias ou plaquetas. Dessa forma, as doações atende a pacientes portadores de doenças do sangue nesse caso, anemia falciforme, além de vítimas de acidentes, grande cirurgias, como cardíacas, pacientes em tratamento oncológico e mulheres que tiveram complicações durante o parto.

Doação

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 20 de setembro de 2018, 15:13 | Atualizado: 20 de setembro de 2018, 15:13