Ação da Brigada Itinerante vai combater o Aedes aegypti em Riachão do Dantas

Ítalo Duarte

AEDES BRIGADA NOVAPara ajudar o município de Riachão do Dantas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), enviará a Brigada Itinerante à localidade. São agentes de endemias que integram a força-tarefa informando, detectando focos do vetor e protegendo a população do mosquito.

 

Os brigadistas vão trabalhar durante a manhã deste sábado, 3, visitando tanto a sede do município quanto os povoados. “Nossa meta é que cada agente consiga visitar uma média de 20 a 25 imóveis. Uma das localidades é o povoado Bonfim, que fica a 21 km da sede”, informou Thiago Abreu, supervisor da Brigada Itinerante.

 

O diretor-geral da Fundação, Adriel Alcântara, também confirmou presença neste sábado em Riachão para acompanhar a equipe. “As ações desenvolvidas pela Brigada Itinerante são de apoio aos municípios na guerra contra o Aedes. Isso é fundamental no trabalho de intensificação do combate ao vetor pelo Governo do Estado”, disse.

 

Brigada Itinerante

 

A equipe da Brigada Itinerante conta hoje com 100 Agentes de Endemias que trabalham no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus nos municípios sergipanos, seguindo uma programação diária.

 

Só este ano, a Brigada já visitou mais de 126 mil imóveis em todo o Estado. Dos mais de 88 mil criadouros inspecionados pelo brigadistas, 13 mil foram tratados e 74 mil foram eliminados, com possíveis presenças de larvas do Aedes aegypti.

 

Cuidados em casa

 

Além das efetivas ações dos agentes, é preciso que a população mantenha ainda mais consciente da importância de evitar possíveis criadouros do mosquito em casa. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada.

 

Algumas dicas são: tampar os tonéis e caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e, também, de eletrodomésticos como geladeira e climatizador.

Publicado: 3 de junho de 2016, 14:15 | Atualizado: 3 de junho de 2016, 14:15