Acadêmicos de medicina visitam Laboratório Central de Saúde

Cerca de 40 estudantes do curso de medicina da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram nesta quinta-feira, 4, uma visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A atividade ,coordenada pela gestão do Núcleo da Rede de Laboratórios de Saúde Pública (Redelab), tem como objetivo apresentar para comunidade acadêmica os exames e análises para diagnósticos laboratoriais na área de saúde pública realizados na unidade.

O grupo foi recepcionado pela gerente da Redelab, Silvia Virgínia Barreto Cruz, que falou sobre o histórico da instituição. “O Lacen foi anteriormente o Instituto Parreiras Horta, responsável pelo preparo e distribuições das primeiras vacinas produzidas em Sergipe”, destacou a gestora.

No Laboratório Central, são realizados exames para diagnósticos laboratoriais na área de saúde pública e no controle de qualidade de produtos, serviços de complementação diagnóstica de doenças de notificação compulsória, a exemplo da dengue, coqueluche, esquistossomose, difteria, hanseníase, leishmaniose visceral, leptospirose, dentre outros.

Após o primeiro acolhimento, os alunos percorreram os laboratórios de Entomologia, Parasitologia e Zoonoses, Microbiologia, Bromatologia e Apoio Técnico. No serviço de Biologia Molecular, a bióloga Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra falou das análises para diagnóstico de HIV, dengue, Chikungunya, Zika vírus e gripe Influenza. Para realização do trabalho, o Lacen Sergipe conta com equipamentos de ponta, como o Real -Time PCR e Seqüenciador Automático. “O laboratório central realiza importantes exames e os laudos atuam como agente notificador dos agravos em saúde pública”, explicou a gerente.

Na ocasião, o professor Walter Marcelo de Carvalho, que coordena o Programa de Integração Ensino em Saúde da Família (Piesf) da Unit, destacou a importância de mostrar para os estudantes e futuros profissionais da medicina o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação aos serviços de diagnóstico laboratoriais.

“Através dessa parceria da Unit com o laboratório, os estudantes têm a oportunidade de receber as informações sobre o estudo da vigilância epidemiológica e as doenças transmissíveis, cujas análises são processadas no Lacen”, disse Carvalho ao salientar que a visita é importante para que no futuro, o conhecimento teórico possa ser associado à prática do exercício profissional da medicina.

Publicado: 4 de abril de 2019, 13:29 | Atualizado: 4 de abril de 2019, 13:29