Acadêmicos de medicina realizam visita técnica ao Laboratório Central de Saúde

Por Rosângela Cruz

Sandra Cavalcante gerente do laboratório de Micobactérias, apresenta equipe e fala das análises feitas pelo setorLevar conhecimento sobre os fluxos de trabalho para realização das análises e laudos emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Foi com esse objetivo que 54 alunos do quinto período do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), participaram de uma visita técnica, realizada nesta quinta-feira, 5,  ao Lacen Sergipe. Na sala de treinamento da unidade, o grupo foi recepcionado pela superintendente do serviço, Danuza Duarte Costa, e pelos gerentes das áreas técnicas.

Na oportunidade, a gestora destacou as principais ações de vigilância em saúde realizadas através dos laboratórios. “Toda a rede laboratorial do Estado é capacitada pelo Lacen, que atua como agente notificador dos agravos em saúde pública para tomada de decisões por parte da Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde. Para realização desse trabalho, o Lacen Sergipe conta com um moderno equipamentos de ponta e servidores qualificados”, informou.

Os estudantes também assistiram as apresentações relativas aos trabalhos desenvolvidos em cada serviço especializado do Lacen. Foram ao laboratório de Biologia Molecular, onde são realizados análises para diagnóstico de HIV, Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e gripe Influenza, entre outros; e ao Laboratório de Bacteriologia, Entomologia, além da Recepção e Coleta, este último responsável pelo recebimento de amostras de material para análises e diagnósticos de doenças infecciosas humanas e aquelas oriundas de animais. Essas amostras são encaminhadas pelos 75 municípios sergipanos.

Parceria

Conforme Ana Célia Goes Melo Soares, coordenadora adjunta do Programa de Integração Ensino em Saúde da Família (Piesf) da Universidade Tiradentes, através da disciplina, o aluno tem a oportunidade de conhecer a assistência integrada promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  “A Universidade busca essa parceria com as unidades e serviços para que os estudantes possam visualizar na prática, a rede SUS”, enfatizou, ao relatar que a atividade fora da sala de aula é importante para que, no futuro, o conhecimento teórico possa ser associado à prática da medicina. “Eles já realizaram visita aos serviços de Atendimento Psicossocial,  Idosos e o tratamento de água”, concluiu.

Publicado: 5 de maio de 2016, 20:25 | Atualizado: 5 de maio de 2016, 20:25