Acadêmicos de Farmácia visitam Hemose para conhecer serviços

Uma parceria que associa conhecimento teórico com prático reuniu no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) acadêmicos do 6º período do curso Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  Durante a visita técnica, o grupo conheceu os serviços realizados na unidade como doação de sangue e atendimento ambulatorial a pacientes portadores de enfermidades do sangue, a exemplo da hemofilia, anemia falciforme, doença de Gaucher e Won Willebrand.

Acompanhados pela assistente social Rozeli Dantas, os estudantes percorreram o cadastro pré-triagem, triagem clínica finalizando na sala de coleta, setor onde é doado de 350 a 450 ml de sangue. A segunda etapa da visita foi nos laboratórios onde são realizados testes sorológicos, a separação dos componentes sanguíneos, plaquetas, hemácias e plasma e a dispensação do sangue para rede hospitalar do Estado.

O procedimento da transfusão de sangue é precedido de testes para verificar a compatibilidade entre a bolsa de sangue no estoque da unidade com o receptor, paciente, que receberá o sangue. “São testes para identificar o tipo sanguíneo, fator Rh se é positivo ou negativo, de prova cruzada entre o doador e do receptor”, explicou a biomédica Ana Paula Prata, ao enfatizar que os serviços visam garantir a segurança do paciente.

Já o ambulatório da unidade atende pacientes com patologias do sangue e em tratamento de  leucemias, câncer e anemias crônicas. A enfermeira Elaine Cristina informou que os usuários são encaminhados pela rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento que requer equipe multidisciplinar.

“O Hemose é a referência para tratamento de pacientes hemofílicos e falcêmicos. Esse é um grupo que faz uso de medicação como fator de coagulação VIII ou IX, dentre outros. Esses medicamentos são encaminhados pelo Ministério da Saúde e aqui no ambulatório, eles passam por consultas com médicos hematologistas e demais profissionais como dentista, fisioterapeuta que fazem o monitoramento da doença e evolução do tratamento”, explicou.

Agendamento

Para realizar os serviços de agendamento para campanhas de doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestras e visitas técnicas basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 20 de março de 2019, 15:14 | Atualizado: 20 de março de 2019, 15:15