SES participa de simpósio sobre saúde sexual e reprodutiva masculina em Brasília

12 de junho de 2018

A Secretaria de Estado da Saúde (SES)  começa a retomar as ações do Programa Saúde do Homem, depois de participar do II Simpósio de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina, que aconteceu de quatro a seis de junho, no Instituto Serzedelo Corrêa, em Brasília. O Ministério da Saúde, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, realizou o evento que contou com a participação dos coordenadores estaduais de Atenção à Saúde do Homem e do Programa IST/Aids, bem como de representantes estaduais do Serviço Social do Comércio e da sociedade civil.

O objetivo geral do simpósio foi o de promover a gestão articulada e planejada das ações integradas em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina, na perspectiva do fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), além de proporcionar trocas e articulações entre os diferentes atores e sujeitos presentes, tanto da gestão como da sociedade civil”, observou o coordenador estadual da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Demétrio Sérgio dos Reis.

Ele disse que é preciso considerar, em especial, o eixo temático Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva e, de modo transversal, outros quatros (Acesso e Acolhimento, Paternidade e Cuidado, Doenças Prevalentes na População Masculina e Prevenção de Violências e Acidentes) e intersetorialidade. Participaram pela Secretaria de Estado da Saúde, além de Demétrio Sérgio, o coordenador estadual do Programa IST/Aids, Almir Santana.

A delegação de Sergipe contou com a participação do secretário adjunto de Saúde de Aracaju, Carlos Noronha Neto, e representante do Departamento Regional do SESC/SE. No primeiro dia do simpósio foi realizada uma reunião com os coordenadores estaduais de Atenção à Saúde do Homem, tendo em pauta a apresentação e reconhecimento dos representantes estaduais e a apresentação da revisão da  Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, assim como proposta da pesquisa sobre PNAISH.

O evento

No segundo dia foi realizada a abertura oficial do simpósio e apresentações temáticas. Já no terceiro dia aconteceram painéis temáticos com roda de conversa e debates. O encerramento se deu com a realização de trabalhos em grupos por região. Na ocasião foram produzidas propostas de ações integradas com o objetivo de elaborar uma agenda de compromisso e plano de ações integradas em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina.

Planejamento

Em 2017, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 1.474/2009 que inclui o procedimento Consulta Pré-Natal do Parceiro e alterou os procedimentos dos testes rápidos para detecção de HIV e de sífilis na gestante ou pai/parceiro. Os novos procedimentos visam envolver ativamente o homem em todo processo de planejamento reprodutivo.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32