SES dá cartão vermelho ao trabalho infantil

12 de junho de 2018

Acontece nesta terça-feira, 12, na Praça General Valadão, a partir das 14 horas, o ato ‘Cartão vermelho ao trabalho infantil’. A mobilização, que segue até a Praça Olímpio Campos, é tem o apoio da Secretaria do Estado da Saúde (SES) e conta com a parceria da OAB, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (FEPETI/SE) e Ministério Público do Trabalho.

São duas horas de trabalho de conscientização para que os adultos abracem a luta pela fim do trabalho infantil, atividade que prejudica o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como destacou  a assistente social, Elaine Santana, da equipe de Gerência do Programa Saúde do Trabalhador da SES.

A técnica da SES, Rosimere da Silva, disse que o evento é voltado à conscientização da sociedade. “Lugar de criança é na escola, recebendo educação e instrução. A partir de 16 anos, ele já pode ser um aprendiz. Apesar disso, no país, há muitas crianças atuando em áreas produtivas e quase escravocratas”, lamentou Rosimere.

Ela observou que trabalhos inadequados e forçados sobrecarregam de peso as crianças e seus corpos, ainda sem resistência, findam por adquirir doenças. A funcionária da Saúde deixou claro que essa realidade ainda acontece na capital, nas feiras livres, com apoio das próprias famílias e tem de ser erradicado.

Para a assistente social Verônica Passos, também funcionária da Saúde de Sergipe, é preciso dar o cartão vermelho ao trabalho infantil. “Crianças precisam permanecer na escola para receber preparação e se enquadrar no mercado de trabalho na idade correta”, alertou.

Ela disse ainda que houve várias reuniões que para o evento acontecesse de forma organizada.

Fotos: Flávia Pacheco




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500