Samu inicia projeto piloto para checklist online de frota

11 de junho de 2018

A partir desta terça-feira , 12, nove viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão inseridas no projeto piloto de checklist online, que vai permitir a transmissão instantânea de informações sobre as condições dos veículos, agilizando a tomada de decisões pela gestão  e a rotina de trabalho dos condutores.  A expectativa é de que as demais viaturas sejam integradas ao projeto paulatinamente, segundo informou o gerente de Frota do Samu, João Batista Coelho Siqueira.

O checklist é realizado todos os dias, ainda utilizando o formato impresso, adotado desde a implantação do serviço no Estado e observa-se as condições mecânicas das viaturas e os equipamentos que são utilizados no socorro aos usuários. Na avaliação de João Batista Coelho Siqueira, o formato online chega pra dar mais agilidade à gestão da frota, uma que as informações caem automaticamente no sistema.

“Estamos inserindo a tecnologia na gestão da frota, o que nos dá uma visão imediata das condições das viaturas, mantendo a coordenação informada. É importante salientar que o checklist acaba sendo também um instrumento de proteção para o condutor, uma vez que ele relata as condições dos veículos da forma que encontrou. Realizar o check list é a primeira atividade do condutor”, explicou o gerente.

A implantação do checklist compôs a pauta da reunião realizada na tarde da última sexta-feira, 11, entre a equipe do comanda de frota do Samu – coordenador, gerente e supervisores. Eles também trataram de um segundo projeto que envolve os 297 condutores: a regionalização da supervisão de frota. “Queremos resgatar a motivação do condutor com este projeto, ao aproximá-lo mais do supervisor”, realçou João Batista Siqueira.

Ele explicou que, de acordo com o projeto, cada supervisor será responsável por uma das 10 regiões do Samu ou 35 condutores, podendo haver mais supervisores naquela região onde houver um número de condutores superior à média definida, como é o caso de Aracaju, onde existem 77 destes profissionais.

“Regionalizar o supervisor de frota é também permitir que este passe a ser referência para os condutores, para que eles saibam a quem buscar quando precisarem tratar de qualquer assunto relativo ao trabalho. Objetivamos também humanizar o relacionamento entre o condutor e a gestão de frota”, reafirmou o gerente.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32