Ministro da Saúde visita nova unidade de radioterapia do Huse

11 de junho de 2018

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, esteve em Aracaju na manhã desta segunda-feira, 11, trazendo a Sergipe um investimento na ordem de R$ 56 milhões, que promoverá mais acesso à saúde pública do Estado. Os recursos vêm de emendas parlamentares que beneficiam a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade, sendo que R$ 4,1 milhões foram destinados para a nova unidade de radioterapia do Huse, inaugurada há dois meses.

“Essa é uma grande obra que nós estamos fazendo, não tive a oportunidade de vir aqui fazer a inauguração, mas, o que importa é que ele está há 60 dias atendendo a população de Sergipe e um detalhe é que a fila para o tratamento de radioterapia estava com 600 pessoas aguardando esse atendimento e hoje, somente com esse acelerador que tem a capacidade de fazer o atendimento de 50 pacientes por dia, estamos diminuindo a fila e estamos com 200 pessoas na espera. Eu acredito que até o final desse mês a Oncologia em Sergipe conseguirá zerar essa fila e todas as pessoas serão tratadas, isso é que é o mais importante”, destacou Gilberto Occhi.

Ele destacou também a importância do aparelho e os incentivos para a construção da fábrica no Brasil. “Esse aparelho é o mais moderno no Brasil e é uma importação que nós fizemos em parceria com uma empresa e ela está construindo essa fábrica aqui no Brasil, que será o sexto país no mundo a ter uma fábrica desse tipo de acelerador linear que viabiliza a radioterapia. Temos absoluta certeza que quem está ganhando com isso é o povo sergipano e nós estamos trabalhando para atender a todos e salvar vidas, essa é a parte mais importante. Não faltará dinheiro e sempre haverá recurso para a saúde no Brasil”, enfatizou o ministro da Saúde.

O Governador Belivaldo Chagas, acompanhou o ministro da Saúde e enfatizou a importância da visita para qualificar os atendimentos oferecidos à população de Sergipe por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando milhões de pessoas no Estado. “Extremamente positiva a vinda do ministro a Sergipe, quando vemos a liberação de recursos. Aproveitamos para visitar o Centro de Reabilitação que está em processo de conclusão e conhecer o nosso acelerador linear que é um processo de radioterapia extremamente importante para o tratamento oncológico e que graças a Deus está funcionando bem e nós vamos avaliar a possibilidade de ampliar o turno, já que estamos funcionando num período de dez horas e ver a possibilidade de funcionar por mais 4 horas, ampliando de 50 para 70 pacientes por dia”, declarou Belivaldo Chagas.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira, também recepcionou o ministro e ressaltou a alegria com os avanços que chegaram para a saúde em Sergipe. “Muito importante a visita para o Estado, primeiro porque ele vem trazer recursos na ordem de R$ 56 milhões que vão ser usados na saúde do Estado, segundo que vem visitar uma obra que é com recursos do Ministério da Saúde, então pra gente é uma alegria muito grande porque são obras que vão oferecer mais qualidade e avanços para o tratamento Oncológico e a reabilitação de pacientes com o centro de reabilitação, que terá capacidade para atender 2.500 pacientes por mês”, disse.

Para a coordenadora da Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, uma visita oportuna e que traz grandes investimentos para os nossos usuários. “Muito importante essa visita para inclusive fazermos uma avaliação desde o dia da sua inauguração e mostrar para a sociedade que estamos funcionando a todo vapor e vamos dobrar o nosso atendimento, essa é a nossa meta e gradativamente vamos atingir isso, além da melhoria da assistência e do tratamento oncológico no estado, além de trazer mais recursos. Trazer um atendimento humanizado ao paciente”, explicou.

O superintendente do Huse, Darcy Tavares, enfatizou o impacto causado na saúde de um usuário em tratamento oncológico. “É sempre importante a visita de uma autoridade como o Ministro de estado junto com o nosso governador, significa que vieram conferir de perto o impacto que causa um equipamento desse tipo no atendimento dos nossos pacientes, nós estamos com a meta de dobrar o atendimento dos pacientes que necessitam de radioterapia e eles vieram ver esse esforço e trabalho in loco”, concluiu.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32