Doulas da MNSL pintam barrigas de gestantes como ato de amor

16 de maio de 2018

As doulas que atuam na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) decidiram na manhã desta terça-feira, 15, presentear uma colega visitante, que está gestante, com uma pintura na barriga. A ornamentação não afeta o bebê e é realizada com tinta apropriada para não causar nenhum mal à pele da mãe. A contemplada foi a doula da amamentação Heliosânia Clingea Fontes Sobral.

Para essas pinturas são utilizadas tintas apropriadas, que não contêm componentes tóxicos e são à base de água. As artistas Carol Melo e Carla de Santos Alves explicaram que as gestantes gostam de fazer as pinturas em ensaios fotográficos para registrar o momento tão especial na suas vidas.

 “As artistas usam as mesmas tintas para maquiagens artísticas faciais, tais como lápis de olho, e utilizam guache e outros produtos naturais. Os desenhos escolhidos por elas são removidos da pele facilmente com algodão, lenços umedecidos, água e sabão”, disse Carol. Heliosânia esteve na maternidade para fazer a dolagem nas alas Azul e Rosa, no final do expediente e ganhou a arte gestacional de presente.

“Achei legal a ação realizada pelas minhas amigas que também são doulas, Carol e Carla. Elas me deixaram livre para escolher o desenho e as cores e me explicaram como seria o processo. A pintura ficou linda, fiquei bastante emocionada e percebi que é importante esse aconchego e apoio emocional, e que através da arte consegue-se amenizar a ansiedade e criar algo palpável que represente o que é o filho para a mãe. Além disso, elevou minha autoestima, recomendo para todas as mamães”, disse Heliosânia.

“Não há atividade melhor que essa para contemplar as gestantes, passamos um bom tempo para finalizar a arte, mas ver a alegria de cada mãe acaba sendo prazeroso. Além disso, tive a oportunidade de ver minha amiga, gestante, recebendo carinho e feliz pela pintura”, comentou a doula Carla, uma das responsáveis pela Arte.

A doula Carol Melo, por sua vez, disse que a arte gestacional veio do seu prazer pela pintura. “Nesse evento utilizei tintas não tóxicas, especiais para serem usadas em crianças, o procedimento dura por volta de 1h30, e é feito a partir da escolha da ilustração da mãe. Através do mapeamento reproduzimos até a posição que o filho está.” Ela ressaltou que houve uma paciente que perdeu seu filho e com isso recebeu a pintura de um bebê arco-íris. E que cada gravura eterniza um momento.




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500