Acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem visitam áreas técnica e ambulatório do Hemose

16 de maio de 2018

Nesta quarta-feira, 16, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde,  recebeu acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Universidade Uniages, do município de Paripiranga na Bahia. A visita com a participação de pouco mais de vinte estudantes percorreu a sala de coleta do sangue, as áreas técnicas e o ambulatório da unidade.
Na ocasião o técnico de enfermagem do Hemose, João Batista da Silva, explicou a ordem dos serviços realizados, antes do voluntário realizar a doação da bolsa, com no máximo 450 ml de sangue. Em seguida o grupo percorreu os laboratórios de análise para verificar doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, HIV, testes de compatibilização e produção da bolsa de sangue total, nos componentes, plaquetas, hemácias e plasma.
A biomédica Polliany Alves de Melo Souza, do laboratório de Imunohematologia do Receptor também prestou informações detalhadas sobre os testes realizados nas bolsas, antes da transfusão do sangue, no paciente. A visita finalizou no ambulatório da unidade, responsável pelo atendimento de usuários portadores de doenças hematológicas e pacientes encaminhados pelos serviços de Atenção Básica da Saúde do Estado.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, a proposta das visitas é levar informação e promover a conscientização sobre a relevância da população doar sangue. “Quando o doador chega ao Hemose passa pelo cadastro, pré-triagem, triagem clinica e a sala de coleta. A pessoa só é liberada para doar se estiver bem e atender aos critérios de saúde, como sinais vitais, nível de ferro no sangue e avaliação clinica de seus hábitos. O serviço preserva o doador para evitar reações após a doação e o receptor, para que receba um sangue seguro”, ressaltou a assistente social.
A professora Andreia Bezerra, preceptora das alunas de enfermagem relatou que estimula a doação de sangue junto aos alunos. “Elas estão finalizando o estágio nos hospitais para se formar. Esse é um momento de entender o funcionamento de todas as áreas que envolvem o atendimento prestado ao paciente e a doação de sangue, está relacionada à transfusão”, disse ao acrescentar. “Essa doação de hoje é resultado do estimulo que sempre faço junto aos meus alunos e também à Semana de Enfermagem”, completou.
Graciele Monteiro de Santana e Tainá Silva Lisboa, concludentes do curso de enfermagem, realizaram a primeira doação de sangue durante a visita assistida ao Hemocentro de Sergipe.  Elas avaliaram o momento como conhecimento para entendimento sobre a importância da doação de sangue. “É algo que sempre ouvimos falar, mas vamos deixando para depois. Até que chega alguém e estimula”, comentou Graciele. “Eu acompanho pacientes oncológicos e percebi como é importante doar o sangue e ajudar a todos que necessitam”, justificou Tainá.
Agendamento
O Hemose disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.



Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500