Visitas técnicas avaliam locais para Coleta Externa de sangue do Hemose

15 de maio de 2018

O serviço de coleta externa é uma estratégia para ampliar o estoque de bolsas de sangue durante períodos de festas e feriados prolongados. Para viabilizar os serviços, profissionais das gerências de Captação e Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde realizou uma vista técnica ao Fórum Gumersindo Bessa, localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco.
“Essa visita tem como finalidade conhecer o espaço disponibilizado pelo parceiro para realização da coleta externa de sangue”, esclareceu a gerente de Captação do Hemose Josceline Souza. Ela relatou que algumas instituições a exemplo do Banese, Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE) demonstraram interesse em receber o serviço. “A parceria de instituições solidárias é muito importante em função da mobilização interna em seu quadro funcional para colaborar com a doação de sangue”, destacou.
A parceria entre o Hemocentro de Sergipe e o Tribunal de Justiça será renovada e a iniciativa em realizar a campanha, partiu da própria instituição. “Essa é uma ação de compromisso e responsabilidade social para promoção da doação de sangue. Através do interesse de uma instituição que desempenha um papel relevante para a população, que vai somar positivamente para que possamos cumprir com a missão de atender aos pacientes que precisam de transfusão sanguínea na rede hospitalar”, pontuou a gerente de Captação.
Segundo a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino os serviços serão disponibilizados nas dependências do Fórum, onde será montada a recepção para Cadastro; Pré-triagem; Triagem hematológica e a Coleta das bolsas de sangue. “O Tribunal de Justiça nos acolheu e está fornecendo toda a estrutura para que possamos realizar a campanha. Iremos descentralizar o serviço e facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue”, elogiou.
Conforme a assessora da presidência do TJ, Luciana Brandão, a instituição tem um numero considerável de colaboradores que são doadores de sangue. “Essas coletas na sede do Tribunal e aqui no Gumersindo além de iniciativas de ação social importantes, irá colaborar com os estoques de todos os sangues para atender os pacientes nos hospitais do Estado”, frisou.
Doação
O Hemocentro de Sergipe coleta uma média diária de 90 bolsas de sangue. As coletas externas são instrumentos para ampliar esses números, especialmente durante as festas de final de ano, como Natal e Reveilon, Carnaval, Festejos Juninos, além de alguns feriados prolongados. Para realizar o agendamento de campanhas de coletas de sangue interna e externa, é necessário entrar em contato com o serviço de Captação de Doadores na unidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.



Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500