Palestras marcam segundo dia da Semana de Enfermagem no Huse

15 de maio de 2018

O segundo dia da Semana de Enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi marcado com palestras que discutiram o cuidado com as doenças cardiovasculares, os padrões de beleza e uma alimentação saudável. O evento é uma realização da superintendência do hospital em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Departamento de Enfermagem da unidade hospitalar, como forma de integração dos profissionais da unidade e valorização dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes da área.

O cardiologista Esdras Correa trouxe o tema sobre a prevenção de doenças cardiovasculares e a prática de atividade física. “Uma semana bem proveitosa com muitas palestras educativas e valorização do profissional que é o coração da saúde e da assistência, é o que determina o melhor para o paciente e essa semana está sendo proveitosa para toda a equipe de enfermagem debatendo sobre temas bem pertinentes. A minha palestra foi sobre a prevenção de doenças cardiovascular que é a principal causa de mortalidade no mundo inteiro. A equipe organizadora está de parabéns”, enfatizou o médico.

Depois foi a vez da especialista em enfermagem estética abordar os padrões de beleza na atualidade, seguida da palestra alimentação saudável, da nutricionista Janaína Valéria da Silva, que integra a equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Huse. De acordo com ela, um momento que possibilita a transformação.

Foi um prazer muito grande trazer esse tema para os participantes. Eu sempre digo que o conhecimento não transforma, mas, possibilita a transformação, então o ato deles conhecerem sobre alimentação saudável, uma coisa simples que é o guia alimentar da população brasileira do Ministério da Saúde que foi reformulado em 2014, revela à população o que é um alimento processado e ultra processado e o que deve fazer parte da alimentação. As pessoas ficam perdidas e não é só um ato biológico, é mudança de comportamento alimentar. Foi maravilhoso e abriu espaço para tirar dúvidas, além do conhecimento sobre as ervas”, disse.

Conhecimento

Os participantes elogiaram a programação e ficaram à vontade para esclarecer algumas dúvidas. A enfermeira Luciana Simões aprovou a programação e a oportunidade para estudantes e profissionais. “Nós trabalhamos diretamente com a saúde dos nossos usuários, então, toda oportunidade de atualização e acréscimo de conhecimento é bem vinda e o NEP vem desenvolvendo várias atividades ao longo da semana, muito enriquecedoras, que não só direcionada ao cuidado com o paciente, mas, um foco central dessa semana é o cuidado com o profissional, muitas vezes a gente não tem tempo para se cuidar, então, é muito importante”, declarou.

Os estudantes também participaram da Semana de Enfermagem do Huse e elogiaram a programação. “Gostei muito das palestras de estética e é sempre importante para agregar conhecimento”, comentou a estudante de enfermagem, Karen Tavares. Para a estudante do 3º período de enfermagem da Facar, Rafaela Teixeira, é sempre um aprendizado. “Apesar de estar no início do curso, mas, qualquer congresso que seja da nossa área é de extrema importância, é um aprendizado e assuntos que as vezes a gente nem vivenciou, mas, esse conhecimento é muito bom e todos que acontecerem e eu puder participar vou estar presente”, falou.

A estudante Mayara Camila Leite, disse que pretende participar de todas as palestras e que está gostando do aprendizado. “Eu só pude vir hoje e estou muito contente com o que assisti. Esses cursos devem acontecer mais vezes porque todo tipo de atualização é válida”, declarou.

 



Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500