Huse inicia semana de enfermagem com palestras sobre estomia e novo código de ética

15 de maio de 2018

Foi aberta na tarde desta segunda-feira, 14, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) mais uma edição da Semana de Enfermagem. O evento é uma realização da superintendência do hospital em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Departamento de Enfermagem da unidade hospitalar, como forma de integração dos profissionais da unidade e valorização dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes da área.

O superintendente do Huse, Darcy Tavares, participou do evento e destacou a importância dos profissionais da área. “Tenho plena consciência que nada se faz sozinho e a enfermagem é parte importantíssima dessa caminhada. Acredito na capacidade e no trabalho em conjunto de cada um de vocês, tenho a certeza da importância do trabalho que desenvolvem. Eu acredito e deposito em vocês a responsabilidade que me foi dada. Aproveitem essa semana e estarei sempre à disposição e aberto a ouvir. Saibam que vocês vivenciam a situação e têm capacidade, enquanto nós apenas coordenamos. Aproveitem cada momento dessa semana para o dia a dia de vocês”, declarou.

A referência técnica da Enfermagem no Huse, Maria da Conceição Seixas, agradeceu a presença de todos e desejou uma semana de grande aprendizagem. “O tema foi muito peculiar porque, nós temos vários profissionais com problemas de saúde e precisamos estar bem para poder cuidarmos, então, desejo que todos façam um bom aproveitamento das palestras durante toda a semana e parabenizo aos organizadores pela excelente programação”, ressaltou.

Para a enfermeira e assessora técnica da superintendência do Huse, Myrian Cristina Carvalho, “o trabalhador no Huse é sempre muito importante, a parceria aqui sempre existiu. Tenho esperança que vamos dar continuidade ao cuidado. Essa é uma semana que foi muito bem pensada de acordo com o momento que vivemos. Estou muito feliz em participar e só tenho que agradecer”, enfatizou.

A coordenadora do NEP no Huse, Iza Prado, parabenizou a equipe pela organização do evento e a escolha das palestras. “Foi tudo feito com muito capricho para oferecer o melhor aos nossos profissionais da enfermagem e aos estudantes da área que estão participando. São temas que vivenciamos diariamente e palestrantes conceituados. Essa é a nossa forma de agradecer tanto cuidado oferecido aos nossos pacientes”, disse.

Palestras

A abertura da Semana de Enfermagem do Huse contou com a palestra da enfermeira estomaterapêuta, Julyana Campos, que falou sobre “Cuidado com Estomia”. “O procedimento é uma cirurgia mutilante e leva a uma transformação pessoal, o usuário depende de uma órtese para continuar a vida e existe a necessidade de um cuidado especial para facilitar a sua vida. Quando a gente se imagina com estomia, a gente percebe que tem muitas histórias, sentimentos, experiências e vivências. Nessa palestra eu procuro mostrar o que afeta os nossos usuários e soluções para elevar a qualidade de vida daqueles que utilizam a bolsa de colostomia. A empresa Colorplast foi criada por uma enfermeira e a cada ano vem se modernizando no mercado de bolsas de colostomia e curativos. Pra nós é sempre um prazer estar presente participando e trazendo novidades e informações”, destacou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Diego Rafael Borges, foi convidado através do NEP e falou sobre a resolução 564/2017 do novo código de ética da enfermagem. “Vamos fazer essa explanação e eliminar algumas dúvidas, como é uma resolução nova e houve alterações no código é interessante que a gente esteja passando para os profissionais porém, em prática, com uma conduta ética, livre de negligência e imperícia e em prol de uma saúde de qualidade prestada à comunidade”, concluiu.

Programação

A programação da Semana de Enfermagem do Huse continuará até a próxima sexta-feira, 18, e contará com palestras sobre prevenção de doença cardiovascular e prática de atividade física, padrões de beleza na atualidade, alimentação saudável, escolhas alimentares saudáveis, síndrome de Burnout (mesa redonda), ginástica laboral, manejo da infecção em feridas, a arte e a ciência do cuidado, quem cuida da enfermagem.

Histórico

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Ana Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento da grande precursora da Florence Nightingale, em 1830, e o seu término em 20 de maio para rememorar o falecimento da pioneira da enfermagem no Brasil, Ana Nery, em 1880. No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira e, no Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto 48.202, oficializando a Semana de Enfermagem.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32