Assistente Social tem papel fundamental na Nossa Senhora de Lourdes

15 de maio de 2018

Hoje,15, comemora-se o Dia do Assistente Social. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) esse profissional busca prestar um serviço qualificado às usuárias, familiares e acompanhantes, tendo como eixos norteadores os Parâmetros de Atuação do Serviço Social na Saúde, o Código de Ética, a Política Nacional de Humanização e as normas e protocolos da maternidade para esta área, segundo garante a assistente social e Referência Técnica da unidade, Fátima Andrade.

Ela explica que os valores do Serviço Social na MNSL são: ética, cidadania, universalidade, acessibilidade, interdisciplinaridade, credibilidade, compromisso, respeito, equidade, entre outros. “O assistente social atua na maternidade de forma integrada, desenvolvendo serviços que vão desde o acolhimento às usuárias, bem como acompanhantes e familiares, até a alta da mamãe e do seu filho recém-nascido”, disse Fátima.

Quem são

A assistente social explicou, ainda, que na unidade a equipe é constituída por nove profissionais e uma responsável técnica, além de uma profissional lotada no Ambulatório Fallow Up. Ela esclareceu que os assistentes sociais lotados na maternidade são provindos de aprovação de concurso público, podendo ser da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ou da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

“Os mesmos são capacitados a atuarem em nível de gestão, planejamento, execução e avaliação de projetos, programas, serviços e ações da área de Serviço Social”, ressaltou Fátima Andrade.

Competências

O assistente social possui diversas competências e entre elas, a escuta qualificada; Acolher usuárias e familiares na chegada à MNSL; Orientar os usuários e familiares sobre o processo de acolhimento com classificação de risco; Acionar órgãos da rede (Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Adolescência, Secretarias Municipais de (Saúde e outros), quando necessário, entre outros.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32