MNSL dá início à programação da Semana Brasileira de Enfermagem

14 de maio de 2018

Teve início nesta segunda-feira, 14, às 9h, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), a programação especial em comemoração à Semana Brasileira de Enfermagem. O evento, que segue até o próximo dia 18 de maio, contou com uma abertura ao som de violão e voz com Fábio Santos e, em seguida, recebeu as boas vindas do superintendente da MNSL, André Nascimento. Ele disse que a enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente das pessoas, sejam elas conhecidas ou não.

“É um ato de amor cuidar de alguém que você nunca viu na vida, e, mais que isso, ajudar e fazer o melhor por ela”, disse ele sobre a enfermagem. Ele lembrou que este ano o tema central está voltado para a centralidade da enfermagem no cuidar. “E, por isso, desejo a eles, todo sucesso profissional”, ressaltou André Nascimento

A Responsável Técnica da maternidade, Andréia Aragão, ministrou a primeira palestra do dia para os profissionais de enfermagem “A Centralidade do Cuidado da Enfermagem”. Ela esclareceu que o evento tem como objetivo homenagear a categoria e proporcionar aos profissionais da área novas experiências e conhecimento voltado para as boas práticas com centralidade na enfermagem.

Andréa Aragão reforçou que todo o ano, durante o evento, é dada a oportunidade de uma reflexão sobre o papel do enfermeiro dentro das instituições de saúde. “Hoje falamos sobre o cuidado e a gestão, pois o enfermeiro precisa se apropriar desse papel que é intrínseco a ele que gerencia a equipe e o serviço do qual faz parte”, disse, observando que a sociedade precisa dar visibilidade aos profissionais de enfermagem”, finalizou Andréa.

Valorização

“Foi um momento muito bom, demonstrou a importância do enfermeiro. Além disso, revivemos momentos da graduação, a questão do gerenciar e do assistencial”, ressaltou Elaine Raquel, estudante de enfermagem da UFS. Ela comentou, ainda, sobre a explanação da residente, sobre o conforto e alívio durante o trabalho de parto e sobre o parto de humanização.

“Gostei, porque pude trazer a música como um objeto de reflexão, assim como está sendo discutido durante o evento de enfermagem, situações profissionais que envolvem o trabalho do enfermeiro na Lourdinha e em todas as instituições”, comentou Fábio Santos, que tocou a música Epitáfio, de Titãs, sugestão da enfermeira Dígena Maria Dias da Silva.

A ação acontece através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Assessoria de Comunicação e Eventos e da Responsável Técnica de Enfermagem, Andréia Aragão.

Coffee Break

Foi oferecido  um coffe break pela “Nutril Refeições” , responsável pelo fornecimento das refeições na MNSL, que vem ofertando qualidade para manter uma alimentação adequada e saudável aos pacientes, funcionários e acompanhantes que passam pela maternidade.

Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32