Funcionários da MNSL recebem massagem e orientação sobre medicamentos

4 de maio de 2018

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou na manhã desta sexta-feira, 4, uma série de atividades para os funcionários incluindo  massagens relaxantes, além de orientações com relação ao uso de medicamentos,  cuidados e manutenção.  Os alunos do sétimo período de Fisioterapia e Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram as atividades em prol do trabalhador.

Foram distribuídas 57 senhas para que os funcionários acessassem as técnicas de autoalongamento, que têm por objetivo aliviar as dores musculares durante o trabalho. É o que informa a fisioterapeuta Larissa Cerqueira, professora da Universidade Tiradentes.

“As técnicas utilizadas são de massagem relaxante, de alongamento e ao mesmo tempo são realizadas avaliações dos sinais vitais para fazer o controle de algumas dores que os funcionários reclamam”, disse Larissa.

Os alunos do curso de Farmácia da universidade também estiveram presentes durante o evento. “Eles orientaram todos os servidores que estavam participando da atividade com relação aos cuidados com os medicamentos que devemos ter em casa”, disse a fisioterapeuta.

A aluna Erica Batista Santos, de Fisioterapia, explicou que aprendeu através de projeto no qual o paciente é avaliado, observado seus sinais vitais, antes e depois da massagem, para verificar se ocorre alguma alteração. “É feita uma avaliação rápida e, em seguida, são aplicados sete minutos de massagem relaxante. Percebemos que as pessoas que antes reclamavam de dores, ficam mais calmos”, disse Erica

“Observei os sinais vitais para saber se a frequência cardíaca aumenta ou diminui com o alongamento. A avaliação dura em torno de sete minutos”, observou a estagiaria de Fisioterapia Marília Machado Mota Almeida. O aluno do sétimo período de Farmácia, Bruno Rodrigues Santos Freire, disse que é de extrema importância observar os cuidados com os medicamentos. Para o estudante Manuel Rodrigues Barbosa, a cozinha e o banheiro não são adequados para guardar medicamentos, já que o banheiro é úmido e a cozinha é quente.




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500