Samu promove curso de atualização em atendimento pré-hospitalar

20 de abril de 2017

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participarão de um curso de atualização em atendimento pré-hospitalar (APH), que tratará do tema ‘Hipertensão na Gestante’. O curso será realizado na próxima terça-feira, 25, a partir das 19h, no Espaço do Núcleo de Educação Permanente (NEP), na base localizada no bairro Siqueira Campos.

De acordo com o gerente do NEP/Samu, Ronei Melo, a temática será aplicada pelo facilitador Alexandre Cardoso. “Reuniremos 50 participantes para tratarmos da temática em questão, de grande relevância para a qualificação dos atendimentos de urgência e emergência. Além dos profissionais do Samu, outros da Rede Estadual de Saúde também serão contemplados, de forma a ampliar essa qualificação”, declarou o gerente.

Benefício para o cidadão

As temáticas abordadas pelo NEP/Samu são periódicas e selecionadas a partir de um levantamento prévio dos principais atendimentos realizados pelas equipes assistenciais do Samu. Além de tornar profissionais mais preparados para aperfeiçoar os atendimentos, o objetivo final é beneficiar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O curso tratará da avaliação primária e secundária para identificação da hipertensão, sinais de pré-eclampsia, estabilização clínica, controle medicamentos da hipertensão, prevenção ou tratamento (se necessário) das convulsões, comunicação à maternidade de destino, além do transporte da paciente até a maternidade”, detalhou o coordenador do NEP/Samu 192 Sergipe.




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500