Hemose: serviço de doação de sangue fecha no feriado de Tiradentes

20 de abril de 2017

Em virtude do feriado nacional de Tiradentes nesta sexta-feira, 21, o serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) não funciona. Para atender os voluntários e a manutenção dos estoques de sangue, no sábado, 22, a unidade abre para coleta de sangue, no horário das 7h às 11h. No domingo, 23, não tem expediente.

 

A gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, ressaltou a importância da manutenção do estoque de sangue e hemocomponentes para atender os pacientes portadores de doenças hematológicas e em tratamento oncológico. “O serviço realizado no Hemose de coleta, processamento e dispensação de sangue atende os públicos diferentes que fazem uso do sangue de forma pontual, como as cirurgias eletivas, atendimentos de urgência e pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme, que utilizam o sangue de forma continua”, explicou.

 

Para reforçar a doação nos períodos de feriados, a gerência de Captação, também mobiliza os grupos e parceiros fidelizados. “Sempre que temos feriados intercalados entre o meio e o final da semana, o setor busca inserir campanhas de parceiros que realizam ações regulares junto à unidade, justamente para ampliar as doações e garantir a restauração do estoque”, explicou a enfermeira.

 

Os voluntários precisam observar alguns critérios para a doação, a exemplo de estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.

 

No dia da doação é necessário estar bem alimentado, durante a doação são coletados até 450 ml de sangue. Além disso, os doadores devem ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação e não devem fumar, nem ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

 

Serviço

 

O Hemose está situado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os voluntários interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500