Cuidados com a qualidade de vida são incentivados entre os trabalhadores do Huse

20 de abril de 2017

Buscando melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças ocupacionais, além de lesões relacionadas ao trabalho, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realiza de segunda a sexta, a ginástica laboral para os funcionários de unidades como setor financeiro, centro de materiais esterilizados (CME), Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) I e II, Oncologia, Farmácia, Faturamento, Recursos Humanos, entre outros setores. Os exercícios são orientados e supervisionados por duas fisioterapeutas do hospital.

 

São 15 minutos de exercícios que fazem toda a diferença ao longo do dia. Postura incorreta na estação de trabalho, sedentarismo, estresse, além dos impactos físicos, são minimizados com a prática das atividades laborais. São movimentos que alongam, aquecem ou fazem a descompressão muscular. Os exercícios acontecem nos períodos da manhã e tarde.

 

A fisioterapeuta Suzane Paranhos, é uma das profissionais que administra os exercícios. Ela relata que a ginástica laboral traz grandes benefícios para os trabalhadores. “Temos profissionais que trabalham até 12 horas, sentados e muitas vezes digitando, tensos e reclamam de dores no corpo e nas articulações. Os exercícios são exatamente para aliviar as tensões, melhorar a postura, evitar lesões nos tendões e nervos, além de sair da rotina”, esclareceu.

 

A fisioterapeuta da UTI II, Alessandra Pacheco, aprovou os exercícios e diz não perder as atividades. “O corpo tem que estar aquecido e disposto para iniciar as atividades do dia. Eu pego peso, me desloco o tempo inteiro aqui dentro da UTI, utilizo muito a musculatura dos membros superiores, então essas atividades ajudam a preparar e relaxar o corpo para a jornada de trabalho, além de prevenir lesões. Eu não perco as atividades”, relatou.

 

Para a técnica de enfermagem, Vilmara Cíntia Pereira, a ginástica laboral é uma forma de descontração e bem estar. Temos muitas tarefas e esse momento da ginástica laboral ajuda muito a saúde dos profissionais que participam. Temos uma rotina e isso acaba desgastando o servidor, por isso acho muito válido essa pausa de 15 minutos. É mente e corpo em equilíbrio”, informou.

 




Secretaria de Estado da Saúde
Praça General Valadão, nº 32
Centro - Aracaju/SE
CEP: 49010-520
Tel. (79) 3234-9500